sexta-feira, 15 de maio de 2015

Sobre pisos : Porcelanato


Sendo um dos materiais mais utilizados, o porcelanato apresenta uma diversidade de cores e formatos. Ele é utilizado pela maior resistência quando comparado a uma cerâmica, já que o porcelanato consiste numa mistura de materiais que agregados forma uma pedra de maior resistência a abrasão. Na compra do material é preciso estar atento ao local em que será aplicado o material se de uso externo ou interno, área social (quartos e sala) ou área molhada (banheiro e cozinha), pois o porcelanato apresenta acabamentos diversos e adequados a cada área.

Diversidade de acabamentos: imitando mármore, madeira ou pedra natural.
Fonte: Portobello
Área externas (calçada, pátios, quintais), área de box de banheiro são regiões sujeitas a presença de água e por isso, é necessário o cuidado do acabamento desses materiais para evitar acidentes: porcelanatos com acabamento mais natural ou poroso, sem polimento são mais indicados nesses locais.Mas, se você executou sua obra e não se atentou a esses detalhes e utilizou porcelanato polido
(brilhoso) no local inadequado tem como remediar a situação. Existe no mercado sprays antiderrapantes que podem ser aplicados no local para diminuir polidez das peças. Mas, cuidado. Leia atentamente as instruções de aplicação, pois tem relatos que o uso de alguns desses produtos podem manchar a pedra, além disso, ele precisa ser reaplicado com o tempo porque vai saindo com o atrito do uso.
Porcelanato com acabamento rústico. Fonte: Google Images
Já para área internas o uso do acabamento é ilimitada. Polido ou natural, o porcelanato pode ser aplicado nessas áreas sem problemas. Agora atenção, o natural por ser mais fosco e sem a camada de brilho permite uma aderência maior de sujeira e  por consequente uma maior dificuldade de limpeza.
Porcelanato  com acabamento Polido. Fonte: Google Images
A aplicação: esteticamente o material apresenta grandes formatos e acabamentos (cores e texturas) que permitem a execução de grandes pisos com poucas juntas de dilatação (espaços entre as peças). Essa é outra das vantagens desse tipo de material apresentar juntas menores que as cerâmicas porque se expandem pouco quanto dilatados. Daí vem outra característica para ficar atento: a pedra pode apresentar acabamento das bordas do tipo BOLD (boleado) ou RETIFICADO (bordas retilíneas que permitem juntas menores que do tipo bold).
Borda Retificada com juntas menores. Fonte: Google Images
Borda Bold com juntas maiores. Fonte: Google Images
Por fim, é preciso ter atenção na colocação das pedras. Existem argamassas especificas e também se é necessário a aplicação de argamassa na peça e no local( piso ou parede) ou só em um deles para assegurar a aplicação perfeita do material e ,por isso é importante fica atento as indicações do fabricante e dos profissionais especializados, pois o material é mais pesado do que outros no mercado e seus grandes formatos contribuem ainda mais no aumento de peso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário